A escola veicula, faz circular
informações, promove e estimula o desenvolvimento de habilidades e operações de
pensamento e a vivencia de valores. Tais aprendizagens são organizadas no
currículo escolar.
O currículo, portanto, é mais do
que uma simples lista de conteúdos.
Planejar o currículo implica
tanto a escolha dos conteúdos de ensino quanto à organização de experiências e
situações que garantam sua aprendizagem, o que significa dizer que inclui conteúdos
e metodologias de ensino. Na relação que se estabelece entre esses elementos, o
currículo compõe um todo articulado e constitui o percurso de aprendizagens que
o educando deve realizar.
Esse percurso não é estabelecido
de forma neutra: desde a elaboração das amplas diretrizes nacionais do currículo
até sua execução na escola, existem intenções. Estão sempre presentes na
concepção que se tem da função social da escola e o tipo de formação que se
pretende proporcionar aos educandos.
Para os educadores, então, é
fundamental discutir e refletir sobre o que e como estão ensinando, e sobre a importância
ou relevância desses conteúdos e formas de atuação para a compreensão de mundo
dos seus alunos. Só assim os professores podem planejar sua ação na sala de
aula com maior clareza dos pontos de partida e chegada.
O currículo educacional pode ser
analisado das seguintes formas:
Currículo real: está relacionado
à realidade idealizada do sistema educacional implantado. Acontece no cotidiano
da sala de aula em virtude de um projeto pedagógico ou de um plano de ensino,
isto é quando o professor segue um roteiro pré-determinado pelo planejamento
(plano de aula ou projeto pedagógico), entretanto, nem sempre é cumprido esse
roteiro á risca, devido situações que surjam, fazendo com que o professor
modifique sua prática para trabalhar com a realidade da situação encontrada.
Currículo Oculto: O termo
“oculto” significa um termo não prescrito, que não foi planejado. É constituído
por todos os aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo
oficial. Está relacionado, portanto, ao conhecimento dos saberes que os alunos
aprendem no convívio dos diferentes aprendizados, atitudes, conduta, etc. que
avigoram no meio social e escolar.
Currículo prescrito: é um tipo de currículo
que como o próprio nome já explica é pré-escrito. Sua finalidade dentro da
perspectiva da coordenação administrativa para controlar de um processo
educativo é um modo de sugerir uma referência para a efetivação de um controle
sobre a qualidade do sistema educacional. Sendo assim, os profissionais da
educação precisam saber organizar o conhecimento, sendo esse também um dos
objetivos do currículo prescrito.
Em fim, diante do exposto gostaria de propor aos meus colegas da escola Alternativa, aos
leitores, principalmente os docentes, que reflitam sobre a questão sugerida no
título deste texto e elaborem seu próprio comentário,para que juntos possamos
interagir de maneira a construir novas ideias e outros conhecimentos.
Esses escritos foram
baseados em links de sites eletrônicos, que abordam esse tema em foco.
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